Nova pesquisa: benefícios das nozes na redução do colesterol confirmados

Comer nozes todos os dias pode reduzir o colesterol LDL “ruim”, de acordo com um importante estudo global

A revisão de mais de 20 anos de pesquisa fornece as evidências mais fortes até o momento sobre os benefícios das nozes na redução do colesterol, incluindo amêndoas, castanhas-do-pará, castanhas de caju, avelãs, macadâmias, nozes-pecãs, pinhões, pistaches, nozes e amendoins.

A revisão sistemática da literatura e meta-análise, publicada em Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Disease , examinou 113 ensaios clínicos, envolvendo 8.060 pessoas.

Descobriu-se que o consumo diário de nozes reduziu o colesterol LDL (ruim) e o colesterol total, grandes contribuintes para doenças cardiovasculares. Os pesquisadores também identificaram melhorias nos triglicerídeos, um tipo de gordura no sangue, e na apolipoproteína B, uma proteína ligada ao colesterol LDL.

Os comedores de nozes consumiram entre 5g e 100g de nozes por dia, com uma ingestão média de 45,5g ou cerca de um punhado e meio por dia. Os testes variaram de três semanas a dois anos, com benefícios de redução do colesterol observados não importando a quantidade de nozes consumidas ou a duração do consumo diário de nozes.

“Embora a meta para uma boa saúde geral deva ser pelo menos um punhado de nozes por dia, este estudo sugere que comer regularmente até mesmo uma pequena quantidade de nozes pode proporcionar melhorias no colesterol”, disse Belinda Neville, nutricionista e gerente de programa da Nuts for Life.

Este é um estudo importante e suas descobertas fornecem fortes evidências de que incluir nozes na dieta pode ajudar a reduzir fatores de risco críticos para doenças cardiovasculares.

As nozes contêm uma combinação única de nutrientes, incluindo gorduras insaturadas, fibras e esteróis vegetais, que atuam juntos para melhorar os níveis de colesterol e promover a saúde do coração.

Apesar dos benefícios, o consumo de nozes na Austrália continua baixo. Apenas 2% dos australianos atingem a ingestão diária recomendada de 30 gramas de nozes e 60% dos australianos relatam não comer nenhuma noz (2).

A doença cardiovascular continua sendo a principal causa de morte na Austrália, respondendo por aproximadamente 25% de todas as mortes (3). Ela afeta mais de 4,5 milhões de australianos – 18% da população – e custa ao sistema de saúde mais de US$ 14,3 bilhões anualmente (4).

A DCV é amplamente prevenível por meio de mudanças na dieta e no estilo de vida. E mudanças na dieta, como aumentar o consumo de nozes, oferecem uma abordagem preventiva poderosa para reduzir sua carga.

Comer um punhado diário de nozes é uma das medidas mais simples que os australianos podem tomar para manter a saúde do coração.

Conclusão:

As nozes são um lanche fácil e rico em nutrientes que apoia a saúde cardíaca, sem contribuir para o ganho de peso. Esta nova pesquisa reforça a necessidade de promover o papel das nozes nos padrões alimentares diários e sua importância dentro das diretrizes dietéticas.

Nozes e doenças cardiovasculares: o que a ciência diz?

Economia nos custos com saúde com um punhado diário de nozes

Nota: A pesquisa recém-publicada foi apoiada por uma bolsa do Conselho Internacional de Nozes e Frutas Secas (INC).

Referências

  1. Nishi SK., et al. Efeito do consumo de nozes nos lipídios do sangue: Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados. NMCD, 2024. https://www.nmcd-journal.com/article/S0939-4753(24)00390-9/fulltext
  2. Nikodijevic CJ, Probst YC, Batterham MJ, Tapsell LC, Neale EP. Consumo de nozes em uma pesquisa representativa de australianos: uma análise secundária da Pesquisa Nacional de Nutrição e Atividade Física de 2011–2012. Nutrição em Saúde Pública. 2020;23(18):3368-3378.
  3. Heart Foundation. Estatísticas-chave sobre doenças cardiovasculares. Disponível em: heartfoundation.org.au
  4. AIHW. Disponível em: aihw.gov.au/reports/

Fonte: https://www.nutsforlife.com.au/new-research-cholesterol-lowering-benefits-of-nuts-confirmed/

 

Translate »