Deborah Murphy, M.S., RDN*
Publicado em 1° de janeiro de 2025
Revisado pela Nutricionista
Emily Lachtrupp, M.S., RD
Após algumas semanas de refeições e reuniões sociais durante o feriado, você pode estar pronto para voltar à sua rotina normal. Biscoitos, alimentos processados e coquetéis extras são uma maneira deliciosa de aproveitar a temporada. Infelizmente, eles também são alimentos que podem aumentar a inflamação quando consumidos regularmente. Embora alguns biscoitos de Natal a mais não possam prejudicar completamente suas metas de saúde, concentrar-se em maneiras de manter a inflamação sob controle pode prepará-lo para ter um ótimo ano novo. Porque a questão é a seguinte: a inflamação persistente (ou seja, crônica) é uma má notícia, pois pode aumentar o risco de doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas e outras.
Embora comer comidas e doces deliciosos faça parte da magia da estação, incluir uma variedade de alimentos anti-inflamatórios em seu prato é uma ótima maneira de voltar à sua rotina normal e ajudar a neutralizar a inflamação persistente pós-feriado. Aqui estão alguns alimentos anti-inflamatórios que os nutricionistas recomendam estocar neste mês.
Nozes macadâmia
Se estiver procurando reabastecer sua despensa com alguns lanches mais saudáveis para o ano novo, compre nozes. Um punhado de nozes não é apenas um lanche conveniente, mas está repleto de nutrientes. Não tem certeza de qual delas comprar? “As macadâmias têm um alto teor de gorduras monoinsaturadas, principalmente ácido oleico, que é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, as macadâmias são uma fonte de antioxidantes que combatem o estresse oxidativo e podem ajudar a reduzir a inflamação”, informa Lauren Manaker, MS, RDN, LD. Um estudo descobriu que as macadâmias tinham a maior concentração de galangina, um flavonoide com propriedades antioxidantes, em comparação com outras nove nozes.2
Além disso, as macadâmias fornecem outros nutrientes essenciais que podem manter a inflamação sob controle. “Seu perfil nutricional, que inclui minerais essenciais como o magnésio e o manganês, apoia ainda mais as funções metabólicas que são cruciais para controlar os níveis de inflamação”, explica Manaker. Além de petiscar um punhado de nozes macadâmia, adicione-as como cobertura crocante ao iogurte, à aveia, às saladas e muito mais, ou tente incorporá-las à sua próxima porção de granola caseira.
* Deborah Murphy é blogueira de alimentação e nutrição, desenvolvedora de receitas, criadora de conteúdo e nutricionista consultora. Ela é especialista em nutrição baseada em vegetais e tem mais de 10 anos de experiência no fornecimento de terapia nutricional médica para a população geriátrica.