A APAS (Associação Paulista de Supermercados) e a multinacional Bimbo também estiveram presentes no 11º Encontro Brasileiro de Nozes, Castanhas e Frutas Secas, realizado pela ABNC, por meio de seus representantes Felipe Queiroz, economista da APAS, e Renata Higashi, diretora de pesquisa e desenvolvimento do grupo Bimbo.
Felipe, em sua apresentação, fez uma analise da economia e sua projeção. “Quando analisamos a economia brasileira nossa projeção está com alta bastante consistente e o estado de São Paulo tem uma participação muito significativa nisso, já que uma boa parte do PIB nacional é fruto do que é produzido, gerado aqui em nosso estado”, explica.
O economista também destacou que São Paulo é o principal polo e centro de consumo do país e que no último ano o setor supermercadista faturou R$300 bilhões, sendo um terço desse valor apenas no estado, em seus mais de 24 mil supermercados.
Já Renata, discorreu sobre como as Nuts podem agregar valor na panificação e explicou que a Bimbo utiliza as castanhas para trazer textura aos pães. “Usamos muito, principalmente a Castanha do Pará e Macadâmia, porque essas ficam intactas em todo o processo de panificação e quando a fatia de pão é consumida, você encontra as castanhas. Diferente de algumas que dão mais sabor, como a Castanha de Caju que desaparece, mas deixa um sabor bem característico.”
A diretora ainda explicou que, mesmo sendo uma multinacional, a Bimbo procura produtores nacionais para adquirir as Nuts que são utilizadas no processo de panificação da empresa.
A diretora de P&D do Grupo BIMBO, também salientou que o preço direciona para um mercado mais premium que dificulta a neutralidade entre os públicos, assim como é necessário ensinar aos consumidores os benefícios de cada produto. Deve-se também estudar/aplicar tecnologias para uma melhor experiência sensorial ao longo do prazo de validade.