Search
Close this search box.

Comer um punhado de nozes por dia pode reduzir o risco de desenvolver demência: Estudo

Por: HT Lifestyle Desk | Editado por Sanya Panwar

13 de outubro de 2024 07:51 AM IST

 

Um punhado diário de nozes pode ajudar a proteger contra a demência. Um estudo descobriu que o consumo de nozes está associado a um risco menor de demência por todas as causas em adultos.

Um punhado de nozes por dia pode prevenir a demência. De acordo com uma nova pesquisa publicada na revista GeroScience, a ingestão diária de nozes pode ter um papel protetor na prevenção da demência. A ingestão de apenas 30 g de nozes sem sal e não processadas reduz o risco de desenvolver demência em 12%, segundo os pesquisadores.

 

O que o estudo descobriu

Pesquisadores da Universidade de Castilla-La Mancha e da Universidade do Porto escreveram na revista GeroScience: O consumo diário de nozes pode desempenhar um papel protetor na prevenção da demência. O estudo realizado no Reino Unido analisou dados de 50.386 participantes, com idade média de 56,5 anos e sem demência no início do estudo. Eles foram acompanhados durante sete anos.

A demência por todas as causas foi avaliada no início do estudo e no acompanhamento. Para avaliar o consumo de nozes, um questionário dietético de 24 horas foi usado no início do estudo. No final do estudo, a incidência de demência por todas as causas foi de 2,8% (1.422 casos). O consumo de um punhado de nozes de até 30 g por dia e o consumo de nozes sem sal ofereceram os maiores benefícios. Os pesquisadores afirmaram que “os adultos do Reino Unido que consumiam nozes diariamente tinham um risco reduzido de demência por todas as causas, em comparação com os que não consumiam, após sete anos de acompanhamento, independentemente do ajuste para o estilo de vida, problemas auditivos, saúde pessoal e o número de doenças crônicas”.

 

O que você deve saber

Atualmente, não há tratamentos eficazes para a cura da demência, portanto, é fundamental reduzir o risco de declínio cognitivo, inclusive por meio de uma dieta balanceada. As nozes são alimentos ricos em nutrientes e compostos bioativos, que desempenham funções anti-inflamatórias, antioxidantes e outras funções neuroprotetoras, além de contribuir para a saúde do cérebro.

Preocupado com a pegada de carbono de seus alimentos? O local onde se come é menos importante do que você pensa. Normalmente, apenas 6% das emissões de um alimento são provenientes de seu transporte. O que você come e como é produzido é muito mais importante do que a origem do alimento.

Meu último artigo na Forbes trata do quase 1/3 das emissões globais provenientes do setor de alimentos e agricultura e das medidas que você pode tomar para apoiar um sistema alimentar sustentável e de baixo carbono!

  1. Mudar para uma dieta baseada em vegetais 
  2. Exigir alimentos sustentáveis e livres de desmatamento 
  3. Escolher alimentos que consumam menos recursos 
  4. Reduzir o desperdício de alimentos
Translate »