Evento contou com a participação do prefeito eleito do município, Leandro Balardin, e dos especialistas do setor, Diniz Fronza, professor da UFSM
O X Encontro de Produtores Parceiros Fornecedores da Divinut realizado no último dia 4 de dezembro, na sede da empresa em Cachoeira do Sul, promete ser um marco histórico para a produção do fruto no município. A afirmação é do diretor e fundador da Divinut, Edson Ortiz, feita logo após a realização do evento que reuniu cerca de 200 produtores fornecedores de pecã com pomares distribuídos em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O encontro promovido pela Divinut, mobilizou não só produtores de diferentes municípios da região, mas também toda uma cadeia de parceiros e fornecedores, além de pesquisadores e autoridades como o prefeito eleito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin.
“Foi um evento para entrar na história da noz-pecã no município. Conseguimos entregar conhecimento, especialmente sobre técnicas para qualificar o cultivo dos nossos parceiros. Além disso, tivemos a oportunidade de promover uma integração ainda maior com os produtores e com a cadeia envolvida na atividade”, ressalta Edson Ortiz.
O diretor da Divinut ressaltou ainda a importância da presença de especialistas no cultivo da nogueira-pecã e de autoridades do município. “O engenheiro agrônomo Ysmael Garcia, do consórcio peruano e o professor Diniz Fronza da UFSM, são referências no cultivo da noz-pecã e nos trouxeram informações valiosas sobre poda e manejo”, ressaltou. E completou: “Também ficamos honrados com a presença do prefeito eleito Balardin, que ficou impressionado com a capacidade de processamento da nossa planta e prometeu nos apoiar em ações voltadas para o fortalecimento da atividade da noz-pecã no município”.
A Divinut possui a planta de descascamento de nozes-pecã com maior capacidade instalada do Hemisfério Sul e o maior viveiro do mundo de nogueira-pecã em raiz embalada. Ao longo do dia de atividades do Encontro foram apresentados 9 painéis e visita a 4 estações de campo, onde foram abordadas as fases de irrigação; colheita mecanizada; poda de árvores em produção e uso de drones em pomares de nogueira-pecã.
A empresa, que em 2025 completa 25 anos de atividades, além de referência na venda de mudas, processamento de noz-pecã, também vem se consolidando como a principal exportadora do fruto para países como Israel, Itália, Egito, Arábia Saudita a Espanha – este último, o maior comprador das nozes brasileiras.
Em 2024 foram abertos novos e importantes mercados, com embarque de 24 toneladas de noz-pecã com destino aos Estados Unidos – maior produtor e consumidor mundial do fruto – e Montreal, no Canadá. Essa operação só foi possível após a Divinut conquistar o registro no FDA [Food and Drug Administration], que rege toda a comercialização de alimentos e medicamentos nos EUA.
Os frutos exportados são provenientes dos pomares de produtores parceiros, dos quais fazem parte cerca de 4 mil produtores distribuídos nos três estados da região Sul.