Nozes protegem a saúde dos idosos

Os resultados de um novo estudo australiano sugerem que o consumo diário de nozes pode ajudar a proteger a saúde em pessoas mais velhas, incluindo aquelas com dietas abaixo do ideal (1).

O  estudo acaba de ser publicado na revista Age and Ageing .

O primeiro estudo do gênero envolveu 9.916 homens e mulheres australianos mais velhos (≥70 anos) que viviam de forma independente e estavam livres de doenças crônicas incapacitantes no início do estudo. Eles foram monitorados por pouco menos de quatro anos.

Ele mediu a expectativa de vida saudável – ou ‘sobrevivência livre de incapacidade’ (DFS), uma medida de sobrevivência, durante o período do estudo, sem o início de demência ou uma deficiência física grave que afetasse as atividades básicas da vida diária.  

O consumo diário de nozes foi associado a um risco 23% menor de atingir o ponto final da DFS (ou seja, morrer ou desenvolver demência ou uma deficiência física grave), em comparação com aqueles que nunca ou raramente comeram nozes.

Pessoas mais velhas que comiam nozes todos os dias ou várias vezes ao dia, independentemente do tipo ou forma da noz, viveram mais tempo sem demência ou deficiência física.

As descobertas foram especialmente relevantes para pessoas mais velhas com dietas abaixo do ideal, destacando o valor de adicionar um punhado de nozes todos os dias, independentemente da “saúde” geral da dieta de uma pessoa.

O que torna as nozes tão saudáveis?

Os pesquisadores dizem que a densidade nutricional das nozes faz com que elas sejam uma inclusão importante na dieta de adultos mais velhos para retardar o declínio físico e cognitivo relacionado à idade.

Os nutrientes benéficos das nozes para um envelhecimento saudável incluem:

  • Proteína vegetal
  • Gorduras insaturadas
  • Fibra
  • Vitaminas, como folato, niacina e vitamina E
  • Minerais, incluindo selênio, magnésio, cálcio e potássio
  • Outros compostos bioativos, como polifenóis e fitoesteróis.

Você sabia? Nozes (com 3-6g de proteína/porção de 30g) podem ajudar adultos mais velhos a atingir as metas de ingestão de proteína, que na Austrália são 25% maiores para adultos com mais de 70 anos, para apoiar a manutenção da massa muscular (2).

 

Confira a íntegra em – https://www.nutsforlife.com.au/nuts-safeguard-health-in-older-people/

Translate »