1.300 profissionais de 65 países se reuniram em Londres para o 40º Congresso Mundial de Nozes e Frutos Secos

O 40º Congresso Mundial de Nozes e Frutos Secos, o principal evento do Conselho Internacional de Nozes e Frutos Secos (INC), ocorreu em Londres de 22 a 24 de maio. Quase 1.300 participantes de 65 países se reuniram no JW Marriott Grosvenor House London para compartilhar ideias sobre o desenvolvimento do mercado, as últimas descobertas em pesquisa de saúde e alergia a nozes e o crescimento sustentável da indústria.

Perspectivas de Produção de Nozes e Frutos Secos

Conforme discutido pelos líderes da indústria durante as mesas redondas, a produção mundial de nozes para 2023/24 foi prevista em 5,7 milhões de toneladas métricas (base de amêndoa, exceto pistache com casca), um aumento de 5% em relação à temporada anterior.

Embora ainda seja muito cedo para antecipar os resultados finais, espera-se que as colheitas de amêndoas, nozes, cajus, avelãs e noz-pecã permaneçam estáveis, ou apenas ligeiramente acima da temporada anterior. O pistache e a macadâmia devem crescer 37% e 9% a partir de 2022/23, respectivamente, enquanto a castanha da Amazônia (Brasil) e o pinhão prevêem safras menores nesta temporada.

De acordo com as primeiras estimativas, a produção mundial de amendoim em 2023/24 deve chegar a 51 milhões de toneladas (com casca), um aumento de 4% em relação a 2022/23.

A produção global de frutas secas em 2023/24 foi prevista em 3,2 milhões de toneladas, 7% a mais que em 2022/23, já que a produção deve aumentar para tâmaras (22%), ameixas secas (21%) e figos secos (14%).

A necessidade de criar demanda em todo o mundo por meio de novos conceitos inovadores de produtos foi tema durante todo o congresso, sendo a Geração Z um dos principais impulsionadores do desenvolvimento do mercado.

Programa Estimulante de Três Dias

De acordo com o recorrente tema do congresso da geração Z, a oradora principal Virginia Stagni, gerente de desenvolvimento de negócios e diretora de talentos do Financial Times, discutiu maneiras pelas quais as empresas podem se envolver com as gerações mais jovens, tanto como consumidores quanto como profissionais do setor. A alpinista Edurne Pasaban, a primeira mulher a escalar todos os 14 picos de oito mil do mundo fez o segundo discurso principal, que transmitiu mensagens inspiradoras sobre como atingir metas e formar uma equipe com uma visão compartilhada.

O Diretor Executivo da INC, Goretti Guasch, fez uma apresentação sobre tópicos importantes na indústria de castanhas e frutas secas. Ela também compartilhou a pesquisa mais recente do INC, que analisou as percepções e hábitos de consumo da Geração Z na Índia e como eles percebem nozes e frutas secas.

O Seminário de Pesquisa em Nutrição contou com palestrantes convidados Prof. Gideon Lack, Professor de Alergia Pediátrica no King’s College London, que discutiu o estudo LEAP sobre a prevenção de alergias a nozes, e a Dra. Marta Guasch-Ferré, Professora Associada da Universidade de Copenhague, que discutiram as evidências científicas que sustentam os benefícios das nozes para a saúde.

O Seminário de Sustentabilidade contou com a palestrante convidada Dra. Rachael Garrett, Professora Moran de Conservação e Desenvolvimento da Universidade de Cambridge, que argumentou que a indústria de nozes e frutas secas está apta para se posicionar como um setor agrícola sustentável.

Na sessão intitulada Global Campaign Strategies, palestrantes representantes de diversas associações setoriais apresentaram suas iniciativas para promover o consumo de castanhas e frutas secas em diversas partes do mundo.

O Congresso INC também contou com uma área de exposição onde 43 empresas apresentaram seus produtos e fizeram contatos comerciais.

Por fim, foi anunciado que o Congresso INC do próximo ano será realizado em Vancouver, Canadá, de 8 a 10 de maio de 2024.

O Diretor Executivo da INC, Goretti Guasch, comentou: “Todos os anos, o congresso é o principal evento do setor de castanhas e frutas secas e este ano não foi exceção. Foram três dias maravilhosos de aprendizado, negócios e networking, discutindo como a indústria pode se unir para aumentar o consumo globalmente.”

Prêmios INC: Bom trabalho merece reconhecimento

Os Prêmios INC, reconhecendo contribuições excepcionais para o setor, foram entregues em Londres aos seguintes vencedores:

Prêmio Golden Nut: Diretor Executivo da INC, Goretti Guasch

Prêmio Corporativo Golden Nut: Voicevale, Reino Unido

Prêmio de Excelência em Pesquisa: Prof. Gideon Lack, Professor de Alergia Pediátrica no King’s College London

Prêmio de Excelência em Gastronomia: Michel Albert Roux, chef patrono do Le Gavroche

Prêmio de Excelência em Sustentabilidade: ofi, Cingapura

Prêmio de Inovação: Nutraj Bactopure, VKC Nuts, Índia

 

 

 

Translate »